Quarta-Feira, 21 de Maio de 2014

21 e 22/05 - DIPJ 2014 - Curso Prático com Preenchimento das Fichas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  

DIPJ 2014 - Curso Prático com Preenchimento das Fichas Diretamente no NOTEBOOK - Impactos Trazidos pela MP 627/2013

 

A Quem se Destina: contabilistas, contadores, analistas, consultores, auditores, assistentes contábeis, estudantes da área contábil e demais profissionais envolvidos com a área fiscal e tributária das empresas.

    

Objetivo: Orientar de forma prática e objetiva todas as empresas e profissionais sobre assuntos envolvendo o correto preenchimento das principais fichas da DIPJ 2014, principalmente no que diz respeito às principais mudanças na legislação do IRPJ e CSLL instituídas pelas Leis nº 11.638/2007 e 11.941/2009, tratando dos aspectos fiscais trazidos pelo RTT que se tornou obrigatório para todas as empresas do lucro real, alertando, ainda, sobre pontos críticos que podem induzir a erro no preenchimento da declaração do ano-calendário 2013 exercício  2014 principalmente sobre os cruzamentos efetuados entre a DIPJ/DACON/DIRF/GFIP/FCONT/SPED/DIMOB E LALUR.

   

Metodologia: O curso será desenvolvido em 3 módulos específicos. No primeiro módulo serão estudadas as legislações pertinentes ao assunto; no segundo módulo serão apresentados os impactos trazidos pela MP 627/2013 (Lucro real trimestral e anual e Lucro presumido); e o terceiro módulo será essencialmente prático, com o preenchimento das principais fichas da DIPJ diretamente no notebook. Na 5ª feira o participante deverá trazer seu notebook para o preenchimento das fichas da DIPJ.

  

n0ot

  

Horário: Dia 21 e 22 de Maio, quarta-feira das 13:30 às 18:30 horas e quinta-feira das 08:00 às 12:00 horas.

 

Observação: Trazer notebook na 5ª feira para o preenchimento das fichas da DIPJ

     

Carga horária: 9 h

 

PROGRAMA:

      

MÓDULO I - ASPECTOS GERAIS - LUCRO PRESUMIDO, LUCRO REAL TRIMESTRAL E ANUAL

1 - ASPECTOS CONCEITUAIS

1.1 - Pessoas jurídicas e equiparadas obrigadas a apresentação da DIPJ 2014

1.2 - Quem não está obrigado a apresentar a DIPJ

1.3 - Apresentação em situações especiais (Extinção, fusão, cisão e incorporação )

1.4 - Apresentação nas situações que a pessoa jurídica esteve sujeita há mais de uma forma de tributação dentro do ano calendário

1.5 - Forma e prazo de apresentação e penalidades

 

2 - DIPJ - LUCRO PRESUMIDO

2.1 - Habilitação das fichas

2.1.1 - Pessoas que adotam livro caixa ou escrituração contábil

2.1.2 - Tributação pelo regime de caixa ou competência

 

3 - DIPJ - LUCRO REAL TRIMESTRAL

3.1 - Apuração Trimestral,

3.2 - Ajustes no RTT

3.3 - Adições obrigatórias e exclusões permitidas no Lalur

3.4 - Compensação de prejuízos fiscais

 

4 - DIPJ - LUCRO REAL ANUAL

4.1 - Recolhimento por estimativa mensal com base na Receita bruta e acréscimos

4.2 - Recolhimento com base no balanço de redução do período em curso

4.3 - Ajustes no FCONT

4.4 - Adições, exclusões e compensações de prejuízos admitidas de acordo com a legislação vigente

4.5 - Incentivos fiscais dedutíveis do Imposto de Renda - Regras - Limites individuais e globais admitidos

4.6 - Alterações (fichas e linhas), obrigatoriedade, prazos e tratamento dos saldos e das inconsistências apuradas

4.7 - Alterações legais (Leis nº 11.638/2007 e 11.941/2009) e seus reflexos no preenchimento da DIPJ 2014

4.8 - Custos e despesas dedutíveis e não dedutíveis

4.9 - Cruzamento da DIPJ com outras declarações: DIRF, DCTF, EFD Fiscal, DIMOB, DMED e ECD  - Consequências

      

MÓDULO II - NOVAS REGRAS CONTÁBEIS MP 627/2013

1 - Aspectos que impactam na apuração do lucro real e presumido a partir de janeiro de 2014

     

MÓDULO III - PRÁTICA COM UTILIZAÇÃO DO NOTEBOOK

1 - Preenchimento das principais fichas da DIPJ

1.1 - Detalhes no preenchimento em fichas

1.2 - Fonte de informações e confronto entre informações no projeto SPED (fiscal e contábil)

1.3 - Custos, despesas e resumo do Lalur e Lacs

1.4 - Apuração do IPI e seu preenchimento na DIPJ

1.5 - Informações econômicas e previdenciárias

1.6 - Visualização da declaração em casos práticos

    

Palestrante: MARCIEL AUGUSTO R. LIMA. Contador, advogado tributarista, Professor de Pós Graduação da UFG/ PUC Goiás/IPECON, Consultor tributário a 18 anos e editor do Informativo OBJETIVA. Título de Pós-Graduação em Auditoria, Análise Contábil. Ex-monitor do Curso Pós-Graduação de Direito Empresarial da FGV.

 

LOCAL: Auditório da Objetiva Cursos Empresariais: Rua T-29, nº 1.142, 2º andar, Setor Bueno - Goiânia GO. (Mapa de localização - Clique aqui).

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Com Larissa ou Valéria pelo telefone: (62) 3088-7000 ou por e-mail (comercial@objetiva edicoes.com.br). Obs.: A pré-inscrição efetuada por e-mail ou fax somente será efetivada após o envio do comprovante de pagamento.

  

INVESTIMENTO:

 

Assinantes Objetiva: 2 x R$ 135,00

 

Público em Geral: 2 x R$ 175,00

 

FORMA DE PAGAMENTO: depósito, dinheiro ou cheque

 

DADOS PARA DEPÓSITO: em nome de Objetiva Cursos Empresariais Ltda. (CNPJ nº 04.925.068/0001-32)

 

Banco: Caixa Econômica Federal - Agência: 1092 - Operação: 003 - Conta corrente: 501.319-3.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: a) O desconto acima descrito é EXCLUSIVO p/ assinantes do Informativo OBJETIVA; b) Material didático, coffee-break e certificado de participação incluso; c) Antes de efetuar o depósito, favor verificar a disponibilidade de vagas; d) A Objetiva se reserva o direito de não considerar a inscrição efetuada sem confirmação; e) A Objetiva se reserva o direito de alterar a data e/ou cancelar o curso em virtude de não preenchimento de quorum mínimo ou outros imprevistos, sendo devolvido integralmente os valores pagos antecipadamente; f) A reserva de vaga confirmada por telefone/fax/e-mail gera presunção de comparecimento, motivo pelo qual será cobrado o valor da inscrição ainda que o participante não compareça ao evento.

 

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO: O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até 5 (cinco) dias antes da realização do curso sem nenhum custo.

 

Para fazer face às despesas efetuadas pela Objetiva cursos, após esse prazo será cobrado o valor correspondente a: a) 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição, se o cancelamento for feito entre o 4º e o 3º dia antecedente ao curso; b) 75% (setenta e cinco por cento) do valor da inscrição, se o cancelamento for feito entre o 2º e o 1º dia antecedente ao curso; c) 100% (cem por cento) em caso de não comparecimento sem o efetivo cancelamento. Nesse caso, será encaminhado ao participante o material didático utilizado no curso.