Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2016

e-Lalur - Apurando Lucro Real na era Digital

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

                  

Objetivo

  • Apresentar os controles dos valores justos e presentes por meio de subcontas que as empresas deverão ter com base na IN RFB nº 1.515/2014;
  • Esclarecer as novidades introduzidas pela Lei nº 12.973/2014 em razão do fim do RTT e sobre investimento no exterior tanto para PF como para PJ e alterações nas regras de apuração do PIS e COFINS.
  • Apresentar a formar de apuração do Lucro Real através do ECF.

 

Público alvo: Profissionais ligados às áreas Financeira, Contábil, Fiscal, Tributária, Jurídicos e demais interessados na matéria.

 

Horário: Dia 12 e 13 de Agosto de 2016, sexta-feira das 13:30h às 18:30h  e sábado das 08:00 às 16:00 horas com intervalo das 12:00 às 13:00 horas.

 

Carga horária: 12 horas

 

 

calculadora simples

 

 

Programa

 

LUCRO REAL TRIMESTRAL

  • Empresas obrigadas

- Enquadramento fiscal.

  • Formas de tributação

- Apuração trimestral;

-  Conceito de despesas Indedutíveis e receitas não tributáveis.

  • Perdas no recebimento de créditos

- Apuração e contabilização.      

  • Contribuição social sobre lucro

- Apuração da CSLL;

- Compensação de retenções na fonte.

  • Incentivos Fiscais

- Incentivo do Pat;

- Demais incentivos permitidos pelo fisco.

  • Juros sobre o capital próprio
  • Distribuição de lucro
  • Aplicações financeiras

- Procedimentos na apuração do lucro real trimestral;

- Compensação de impostos e contribuições;

- Compensação através do PerD-Comp.

  • Prejuízos Fiscais

- Limite de compensação 30%;

- Apuração na parte "A";

- Controle na parte  "B".

  • Imposto diferidos sobre diferenças temporárias - CPC 32

- Quanto contabilizar

- Como ajustar e calcular

 

•E-LALUR

- Escrituração através do sistema Sped

- Extinção do e-lalur

- Comentário sobre o Bloco L,

 

LUCRO REAL ESTIMADO / ANUAL

  • Balanço de redução / suspensão

- Opção e formas de apuração pela receita bruta;

- Apuração dos impostos pelo balancete de suspensão ou redução;

- Vantagens tributárias;

- Compensação dos incentivos fiscais;

- Compensação das retenções na fonte;

- Saldo credor do IRPJ e da CSLL.

  • Escrituração do LALUR pelo balanço anual

- Escrituração da Parte "A";

- Porque não escriturar a Parte "B" durante o ano calendário;

- Considerações Finais.

 

LEI 12.973/2014

  • IRPJ e CSLL

- Lei nº 12.973/2014 - Novo Regulamento da CSLL e IRPJ

- Fim do RTT e Fcont

- Nova forma de apuração da base de cálculo da CSLL e IRPJ - E-lalur

- Transcrição do e-Lacs e e-Lalur

- Elaboração da Base de Cálculo da CSLL e Lucro Real

- Controles Fiscais pelas novas Regras

- Juros nas aquisições de Imobilizado - tratamento fiscal - contábil

- Alterações de regras tributárias para lucro real e lucro presumido

- Novos ajustes  oriundos das regras do IFRS

- Ganhos decorrentes de avaliação de ativos e passivos

- Ajustes a valor presente - tratamento contábil / fiscal

- AAP - Ajuste de Avaliação Patrimonial - Ajuste a Valor Justo

- AAP - tratamento contábil e fiscal, inclusive na Cisão, Fusão e Incorporação

- Ajustes a valor justo - tratamento contábil / fiscal

- Aquisição de Investimentos - Novas Regras

- Mais Valia, Menos Valia, Goodwill, Compra Vantajosa - Novas Regras Contábeis

- Contratos de longo prazo - regras para reconhecimento da receita

- Depreciação, exaustão, amortização - controle no e-lalur

- Prejuízos Fiscais Não Operacionais - Novas Regras

- Arrendamento mercantil - tratamento contábil / fiscal

   

Palestrante: DANIEL TAVARES, Contabilista. Pós-graduado em Controladoria pela FECAP. Instrutor e Consultor nas áreas de IR/CS/PIS/COFINS, Contabilidade e Societário. A mais de 13 anos especialista nas áreas contábil e tributária, com atuação nos mais diversos ramos, dentre eles, entidades do terceiro setor, serviços, indústrias e comércio. Participação em projetos de implantação do SPED e consultoria tributária.

 

Local: Auditório da Objetiva Cursos Empresariais: Rua T-29, nº 1.142, 2º andar, Setor Bueno - Goiânia GO. (Mapa de localização - Clique aqui). 

 

Informações e inscrições: Com Jaqueline ou Valéria pelo telefone/fax: (62) 3088-7000 e 3088-8198 ou por e-mail (comercial@objetivaedicoes.com.br). Obs.: A pré-inscrição efetuada por e-mail ou fax somente será efetivada após o envio do comprovante de pagamento.

 

Investimento:

 

Assinantes Objetiva: 3 x R$ 105,00 (entrada, 30 e 60 dias)

 

Público em Geral: 3 x R$ 120,00 (entrada, 30 e 60 dias)

 

O pagamento parcelado deve obrigatoriamente ser efetuado mediante cheque pre-datado (entrada, 30 e 60 dias).

 

Forma de pagamento: depósito, dinheiro, cheque ou cartão de crédito (Pag Seguro) PAGSEGURO

 

Dados para depósito: em nome de Objetiva Cursos Empresariais Ltda. (CNPJ 04.925.068/0001-32)

 

Banco: Caixa Econômica Federal - Agência: 1092 - Operação: 003 - Conta corrente: 501.319-3.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: a) O desconto acima descrito é EXCLUSIVO p/ assinantes do Informativo OBJETIVA; b) Material didático, coffee-break e certificado de participação incluso; c) Antes de efetuar o depósito, favor verificar a disponibilidade de vagas; d) A Objetiva se reserva o direito de não considerar a inscrição efetuada sem confirmação; e) No caso de não comparecimento ao curso o inscrito terá direito ao material  didático, não havendo devolução de valores ou direito de comparecimento em outra turma ou curso da empresa; f) A Objetiva se reserva o direito de alterar a data e/ou cancelar o curso em virtude de não preenchimento de quórum mínimo ou outros imprevistos, sendo devolvido integralmente os valores pagos antecipadamente. g) A reserva de vaga confirmada por telefone/fax/e-mail gera presunção de comparecimento, motivo pelo qual será cobrado o valor da inscrição ainda que o participante não compareça ao evento.

 

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO: O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até 5 (cinco) dias antes da realização do curso sem nenhum custo.

 

Para fazer face às despesas efetuadas pela Objetiva cursos, após esse prazo será cobrado o valor correspondente a: a) 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição, se o cancelamento for feito entre o 4º e o 3º dia antecedente ao curso; b) 75% (setenta e cinco por cento) do valor da inscrição, se o cancelamento for feito entre o 2º e o 1º dia antecedente ao curso; c) 100% (cem por cento) em caso de não comparecimento sem o efetivo cancelamento. Nesse caso, será encaminhado ao participante o material didático utilizado no curso.